• Cotidiano
    • Casa e decoração
    • Gastronomia
    • Moda/Estilo
    • Saúde/Beleza
    • Viajem
  • Notícia
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Meio Ambiente
    • Mundo
    • Politica
  • Tecnologia
    • Carreira
    • Desenvolvimento
    • Startup
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Vereador NataliniVereador Natalini
  • Cotidiano
    • Casa e decoração
    • Gastronomia
    • Moda/Estilo
    • Saúde/Beleza
    • Viajem
  • Notícia
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Meio Ambiente
    • Mundo
    • Politica
  • Tecnologia
    • Carreira
    • Desenvolvimento
    • Startup
  • Contato
Vereador NataliniVereador Natalini
Home»Notícia»Economia»Blind Teaser em M&A: o que é e por que fazer um?
Economia

Blind Teaser em M&A: o que é e por que fazer um?

webtrendsBy webtrends18/12/2024Updated:18/12/2024Nenhum comentário6 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Reddit WhatsApp Email
significa CID 10 R 70
significa CID 10 R 70
Share
Facebook Twitter Pinterest Reddit WhatsApp Email

Quando você escolhe um filme, geralmente, lê a sinopse e as informações básicas sobre a trama, mas não tem todos os detalhes. Ainda assim, as poucas linhas são o suficiente para despertar o seu interesse e decidir se vale a pena assisti-lo. Em processos de fusões e aquisições (M&A), o Blind Teaser funciona de maneira parecida.

Esse documento oferece uma prévia para investidores ao revelar aspectos atrativos da empresa à venda, sem entregar todos os segredos da marca e dos sócios que estão por trás do negócio.

No dia a dia de empresários, lidar com potenciais parcerias e oportunidades de investimento é algo comum. Porém, quando se trata de uma transação tão significativa como a compra ou venda de uma companhia, é fundamental ter uma abordagem cuidadosa. 

Ao longo deste texto, vamos explorar o que é o Blind Teaser em M&A, seus principais objetivos e ainda fornecer um modelo básico de sua estrutura. Acompanhe!

O que é Blind Teaser em M&A?

O Blind Teaser, que significa “Resumo Cego” ou “Resumo Anônimo” em tradução livre, é um documento estratégico em processos de fusões e aquisições (M&A) que fornece informações relevantes e suficientes para despertar o interesse de potenciais investidores sem revelar a identidade da empresa-alvo.

Esse teaser oferece uma visão geral sobre a operação, como dados financeiros básicos, uma descrição geral do setor e modelo de negócio e as oportunidades de crescimento que a aquisição pode proporcionar.

Entretanto, não revela detalhes específicos que identifiquem a marca, como nome, localização exata ou informações sensíveis e estratégicas. Apenas depois da assinatura de um acordo de confidencialidade (NDA), os interessados podem acessar dados mais completos, como balanços financeiros, ativos e passivos.

Dessa forma, o Blind Teaser é uma apresentação que serve como ponto de partida para conversas e medir o interesse do mercado em uma transação potencial.

Quais os objetivos do Blind Teaser?

O Blind Teaser visa despertar o interesse de investidores em processos de M&A, sem comprometer a confidencialidade da empresa-alvo. O primeiro propósito é atrair a atenção de potenciais compradores ao destacar aspectos financeiros e de crescimento.

Essas informações gerais sobre a operação devem gerar curiosidade e incentivar os investidores a explorarem mais a fundo a possibilidade de aquisição.

Outro objetivo essencial é proteger as informações confidenciais da empresa à venda. O documento omite qualquer dado que revele a identidade da organização, como nome, localização específica ou detalhes exclusivos de seus produtos ou serviços.

Portanto, evita que a concorrência ou partes externas não autorizadas acessem informações sigilosas.

Além disso, mais um objetivo do Blind Teaser é facilitar a triagem de interessados e contribuir para identificar compradores sérios e motivados. Assim, o consultor de M&A pode convidar o investidor a assinar um acordo de confidencialidade (NDA) para receber mais detalhes da operação.

A partir desse ponto, a empresa-alvo compartilha informações mais detalhadas e inicia discussões formais.

Portanto, para conquistar a atenção de possíveis compradores, sua empresa deve fazer um teaser atrativo, objetivo e inspirador. Confira uma sugestão de estrutura para montar sua apresentação sem perder o sigilo da transação.

Afinal, colaboradores, fornecedores e parceiros da empresa podem se desesperar sem necessidade ao descobrirem que o negócio está à venda. Logo, quanto menos pessoas souberem, melhor.

Exemplo: modelo de um Blind Teaser

Veja um modelo básico de Blind Teaser que inclui os elementos essenciais para atrair investidores para o setor de fintech e manter a empresa-alvo no anonimato.

  1. Setor e mercado
  • “A empresa atua no setor de tecnologia financeira (Fintech) e foca em soluções de pagamento digital e gestão de crédito.”
  • “Presença consolidada no mercado nacional e em expansão internacional.”
  1. Oportunidades de crescimento
  • “Projeção de crescimento de 30% ao ano nos próximos três anos, que se impulsionará por novas parcerias estratégicas e entrada em mercados emergentes.”
  • “Alto potencial de integração vertical e horizontal para investidores com atuação em tecnologia financeira ou bancos digitais.”
  1. Principais métricas financeiras
  • “Receita líquida de R$ 150 milhões no último exercício.”
  • “Margem EBITDA de 25%.”
  • “20% de crescimento anual de receita nos últimos cinco anos.”
  1. Diferenciais competitivos
  • “Plataforma proprietária e escalável com tecnologia de ponta.”
  • “Equipe de gestão experiente e altamente qualificada.”
  • “Base de clientes com alta taxa de fidelização e com contratos recorrentes.”

Lembramos que esses são apenas alguns exemplos do que inserir no seu Blind Teaser conforme seu modelo de negócios, pontos positivos e diferenciais. Outros dados que você pode incluir no documento, são:

  • objetivo da operação;
  • dívidas existentes;
  • projeção de crescimento nos próximos três anos;
  • vantagens para o investidor;
  • tempo de duração aproximado da empresa no mercado e estados de atuação;
  • número de clientes;
  • existência de patentes, tecnologias e equipamentos;
  • ticket médio e faturamento.

Como montar um Blind Teaser atrativo e profissional?

Montar um Blind Teaser atrativo e profissional exige uma abordagem cuidadosa e estratégica e a contratação de uma consultoria de M&A especializada para tornar o material mais profissional.

Conheça algumas etapas essenciais para criar um Blind Teaser eficaz:

  1. defina o público-alvo: identifique o perfil dos potenciais compradores e ajuste o conteúdo para chamar sua atenção;
  2. crie uma introdução envolvente: inicie com uma descrição geral do setor em que a empresa atua e destaque tendências e oportunidades de mercado;
  3. apresente métricas financeiras: inclua dados financeiros relevantes, como receitas, EBITDA e crescimento;
  4. destaque oportunidades de crescimento: mostre as possibilidades de expansão e sinergias que os investidores podem explorar após a aquisição.
  5. mantenha a confidencialidade: certifique-se de que o teaser não forneça detalhes que possam identificar a empresa para proteger as informações sensíveis.

Embora essas etapas pareçam simples, criar um Blind Teaser eficaz exige conhecimento especializado. Por isso, contar com uma consultoria de M&A qualificada e experiente é crucial.

Os profissionais do setor têm a expertise necessária para elaborar um teaser que não só atenda às exigências do mercado, mas também capte o interesse dos investidores de forma convincente e profissional. 

Por isso, aproveite seu conhecimento para atrair os compradores certos!

Fonte: Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro para avaliação, compra e venda de empresas.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Email
Artigo AnteriorÓculos de Grau Gatinha Ana Hickmann: Elegância e Estilo em Cada Detalhe
Próximo Artigo Como Escolher o Melhor Aspirador de Pó?
webtrends
  • Website

Postagens Relacionadas

Qual a importância da economia na vida das pessoas?

29/08/2023
Adicionar Comentário

Leave A Reply Cancel Reply

Mais Vistos

Como Escolher a Creatina Ideal para Suplementar

Qual a Margem de Lucro em Roupas Fitness?

Como Escolher o Melhor Aspirador de Pó?

Blind Teaser em M&A: o que é e por que fazer um?

Recomendados
Conteudo de Parceiros

Como Escolher a Creatina Ideal para Suplementar

A creatina é uma substância naturalmente produzida pelo corpo e também encontrada em alimentos, especialmente…

Qual a Margem de Lucro em Roupas Fitness?

27/12/2024

Como Escolher o Melhor Aspirador de Pó?

18/12/2024

Blind Teaser em M&A: o que é e por que fazer um?

18/12/2024
Sobre Nós
Sobre Nós

Se você é um entusiasta da tecnologia, um ávido leitor de notícias ou simplesmente deseja se manter atualizado sobre os assuntos mais relevantes do momento, o nosso site é o lugar certo para você.

Veja Mais

Como Escolher a Creatina Ideal para Suplementar

Qual a Margem de Lucro em Roupas Fitness?

Como Escolher o Melhor Aspirador de Pó?

Recomedados

Como Escolher a Creatina Ideal para Suplementar

Qual a Margem de Lucro em Roupas Fitness?

Como Escolher o Melhor Aspirador de Pó?

Vereador Natalini© 2023. Todos direitos reservados por Webtrends.

Contato
Política de Privacidade

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Usamos cookies para garantir a melhor experência em nosso website. Você pode encontrar mais informações sobre os cookies ou desabilitá-los em .

Vereador Natalini
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.