Reciclagem de Óleo foi tema de audiência pública na Assembléia Legislativa

A Assembléia Legislativa do Estado de SP realizou audiência pública para discutir o PL 154/2014, que trata do estabelecimento da logística reversa para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal. O evento aconteceu no auditório Paulo Kobayashi da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O vereador Gilberto Natalini (PV), o Deputado Estadual Padre Lobato (PV) e Célia Marcondes, presidente da Ecóleo (Associação Brasileira para a Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Óleo e Gordura Comestível) participaram da mesa de trabalho. Estiveram presentes ambientalistas e representantes de cooperativas. 

O vereador Gilberto Natalini ressaltou a importância da reciclagem do óleo para não poluir rios, córregos e represas. Seu descarte inadequado é extremamente poluente: um litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água. “A participação das cooperativas nesse trabalho é de fundamental importância”, disse Natalini. 

Embora a conscientização da população e dos estabelecimentos comerciais esteja crescendo, na opinião de Célia Marcondes, é preciso uma lei para que a reciclagem possa aumentar, pois ela representa ainda apenas 10% do que se joga fora. Do óleo reciclado, 70% é reaproveitado para biodiesel, e os restantes 30% vão para uma ampla cadeia industrial que inclui ração animal, tintas e velas.

 



Saúde SUS    Meio Ambiente e Sustentabilidade    Urbanismo    Biblioteca    Demais Atividades     ComissaoDaVerdade