A importância dos Parques Públicos Urbanos foi tema de debate no Instituto FHC

A Fundação Fernando Henrique Cardoso (FHC) e o Instituto Semeia realizaram no dia 5/10, na sede do Instituto FHC, evento para discutir “A importância dos Parques Públicos Urbanos”. O vereador Gilberto Natalini (PV/SP), que acaba de deixar a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e dedica boa parte do seu mandato às causas da sustentabilidade em São Paulo, foi um dos palestrantes.

São Paulo conta atualmente com 107 parques municipais, entre urbanos, lineares e naturais. Os parques são um patrimônio da cidade. Cuidar desse espaço verde importante é responsabilidade de cada um de nós. Nos parques municipais, existem todos os tipos de atividades de lazer e de entretenimentos: pistas de cooper, de skate, quadras poliesportivas, apresentação de shows, cursos diversos, além de lagos e muito verde para serem contemplados.

Os demais debatedores foram: Fernando de Mello Franco – Arquiteto e urbanista, ex-Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Patricia Sampaio – Doutora em Direito, pesquisadora e professora da FGV Direito RJ e da UNIRIO. Conduziu o estudo “Questões jurídicas relevantes na gestão de parques urbanos no Brasil: panorama geral e estudo de caso do Parque do Flamengo” e atualmente conduz estudos de caso acerca dos modelos de gestão em parques urbanos em São Paulo e Porto Alegre, Pedro Lira – Arquiteto e urbanista, sócio da Natureza Urbana. Tem ampla experiência em projetos e estudos de equipamentos públicos e parques urbanos, Philip Young – Fundador do Instituto Urbem, está envolvido na discussão e produção de projetos urbanísticos ao redor do mundo. Mestre em Administração Pública pela Harvard K.S., foi diplomata brasileiro em Genebra, Pequim e Washington e Rafael Birmann- Presidente do Conselho da Fundação Birmann, organização não governamental responsável pela gestão do Parque Burle Marx, em São Paulo.

“Foi um encontro importante onde pudemos externar as dificuldades das áreas verdes de São Paulo”, disse Natalini.



Saúde SUS    Meio Ambiente e Sustentabilidade    Urbanismo    Biblioteca    Demais Atividades     ComissaoDaVerdade