Vereador Natalini realiza pré conferência P+L na Uninove

Na noite desta 3ª feira (2/06), aconteceu a 11ª Pré Conferência P+L e Mudanças Climáticas, na Uninove. O Vereador Gilberto Natalini (PV), idealizador e coordenador da Conferência  e parceiros, têm realizado essas pré-conferências pela cidade. Esses eventos têm como objetivos educação ambiental e capilarização da informação. As pré conferências são eventos preparatórios para a 14ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas, que acontecerá no dia 22 de setembro, na sede da APCD.

unnamed

O tema central da pré conferência na Uninove foi “EMERGÊNCIAS QUÍMICAS: CASE DO INCÊNDIO DE SANTOS” e o palestrante magno foi o Sr. Agnaldo Ribeiro de Vasconcellos – Químico do Setor de Atendimento à Emergências da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

“A realização dessas pré conferências é de extrema importância pois assim levamos a questão ambiental para todos os cantos da cidade, discutimos ações para tornar São Paulo uma cidade mais sustentável. É uma troca de experiência principalmente com os universitários. É muito importante”, disse Natalini.

unnamed (1)

Há 14 anos acontece em São Paulo a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que tem o objetivo de intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social, e propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento é fruto da lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), que é o proponente e o presidente da Conferência.

Evento gratuito que na primeira edição em 2002, reuniu 350 pessoas, 6 parceiros e em 2014 contou com mais de 3.000 participantes e 350 parceiros.

Com o tema: Água e Energia: crise e superação sustentável, o evento será aberto por uma mesa diretora, onde autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade. A palestra magna, que será ministrada por Marina Silva, ambientalista e ex ministra do meio ambiente e os dois painéis contarão com a presença de especialistas da iniciativa privada, governo, universidade e terceiro setor.

“ O Brasil enfrenta crise hídrica e energética simultaneamente e com dimensões dramáticas. A escassez de chuvas sem precedentes no Centro-Sul, desde o verão 2013/14, ameaça o abastecimento de muitas cidades, incluindo o desta metrópole de 11 milhões de habitantes. Por outro lado, 80% da matriz de eletricidade tem fonte hidráulica e o nível das represas vem caindo de forma acentuada. Assim este tema se impõe para esta 14ª Conferência, ainda mais considerando que a baixa pluviosidade tem entre suas causas principais as mudanças climáticas e o desmatamento da Amazônia. Estes desafios de enfrentamento da crise na perspectiva de curto prazo, mas também de longo prazo, serão abordados no evento em duas mesas com grandes especialistas. Desses eventos já saíram leis importantes para a cidade de São Paulo, como é o caso da Lei de Água de Reuso que já economizou bilhões de litros de água potável na cidade de São Paulo” comenta Gilberto Natalini, proponente do evento.

Serviço:
14ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas
Data: 22/09/2015
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Sede da APCD- Rua Voluntários da Pátria, 547- Santana



Saúde SUS    Meio Ambiente e Sustentabilidade    Urbanismo    Biblioteca    Demais Atividades     ComissaoDaVerdade