O Alzheimer atinge 1,2 milhão de pessoas no Brasil

A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Gilberto Natalini (PV) e da empresa APOIO, realiza encontro temático para a terceira idade, com o tema “Como enfrentar o desafio de conviver e cuidar de pessoas com Alzheimer”. O evento acontece nesta terça feira (17), das 9h às 11h, na Sala Sergio Vieira de Mello. A palestrante é a Dra Tânia C. T. Ferraz Alves, Professora Colaboradora Médica do Departamento de psiquiatria da FMUSP, Médica Supervisora do Instituto de psiquiatria da do Hospital das Clínicas. 

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”. 

A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

A palestra aborda como é ter um familiar com Alzheimer, como conviver com uma pessoa com demência, as dificuldades e desafios do dia a dia, e os cuidados que o cuidador dessa pessoa deve ter, pois não raro ele esquece de seus objetivos e sonhos, vivendo o cuidar do outro e desenvolvendo estresse e depressão. 

Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.



Saúde SUS    Meio Ambiente e Sustentabilidade    Urbanismo    Biblioteca    Demais Atividades     ComissaoDaVerdade