7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é lançada em São Paulo

Na noite desta 4ª feira (30), aconteceu a abertura da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que conta com 121 filmes, 8 debates, 82 salas de cinema, além dos espaços culturais e educacionais  espalhados por toda a cidade. A retrospectiva traz 18 filmes do polêmico diretor Werner Herzog e também homenageia Chico Mendes.   A mostra acontece de 31/05 a 13/06 em diversas salas de SP , tudo de forma gratuita. 

 

 

O festival celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente e é organizado pela ONG Ecofalante. O concurso Curta Ecofalante premia trabalhos de instituições de ensino. Uma das novidades é a sessão dedicada ao público infantil. 

O vereador Gilberto Natalini (PV/SP), ambientalista e amante do cinema, destinou uma emenda parlamentar para apoiar a realização da Mostra. 

Sobre a Mostra:

Um dos nomes mais importantes da história do cinema alemão e um dos cineastas mais originais e polêmicos de todos os tempos, Werner Herzog está no centro da retrospectiva da sétima edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

No total, estão reunidos 18 títulos dirigidos por Werner Herzog. Estão programados desde seu primeiro curta-metragem, “Hércules” (1962), até o recente “A Caverna dos Sonhos Esquecidos” (2010). Este último leva o espectador ao interior da Caverna Chauvet, no sul da França, local onde os mais antigos desenhos rupestres foram descobertos em 1994. A caverna reúne desenhos intocados e surpreendentemente realistas e a narração hipnótica do próprio cineasta é revestida de contemplações metafísicas. O longa foi eleito como melhor documentário do ano pelas associações de críticos de Nova York, Los Angeles e Washington DC, entre outros.

A seleção privilegia obras que focalizam o embate homem versos natureza, um dos temas caros ao diretor. Entre elas, “Encontros no Fim do Mundo” (2007), que mergulha na Antártica, um universo solitário, irracional, estéril e repetitivo repleto de mitos naturais e desejos antigos, e o controverso “Homem-Urso” (2005), sobre o trabalho de um jovem norte-americano que durante 13 anos acompanhou ursos pardos no Alasca, até ser morto por um deles.

Mais informações no site ecofalante.org.br

 

 



Saúde SUS    Meio Ambiente e Sustentabilidade    Urbanismo    Biblioteca    Demais Atividades     ComissaoDaVerdade